CD INTERATIVO "ROCK SHOCK SHOW" - CÔRO INFANTIL
CANTORES MARAVILHOSOS
TIAGO VARGAS * GABRIEL VARGAS
MARIANA BODAS * DUDA SETTE
GALERIA DE FOTOS (click para ver o álbum)
CORPOREIDADE
O corpo é vida, é aqui e agora, é potência, possibilidade. Com o corpo se afirma a vida, se vive a existência, individual ou coletivamente. Ele traz uma história individual e coletiva, uma memória a ser preservada, inscrita e compartilhada. O corpo conta histórias. Preste atenção na linguagem corporal do seu filho, ela diz muito.
ORALIDADE
A fala, a palavra dita ou silenciada, ouvida ou pronunciada - ou mesmo segredada - tem uma carga de poder muito grande. Pela/na oralidade os saberes, poderes, quereres são transmitidos, compartilhados, legitimados. Se a fala é valorizada, a escuta também é. O conto, a lenda, a história, a música, o dito, o não dito, o fuxico... A palavra carrega uma grande carga afetiva. Escute seu filho, preste atenção no que ele está te falando ou tentando falar.
MÚSICA E MÍDIA por CACAU VARGAS
Posso afirmar que um novo movimento comportamental surgiu com a proliferação de músicas que propõem coreografias eróticas. O difícil é precisar com que estilo musical exatamente começou. O que importa é que essa onda vem empurrando essa tendência social e até que se torne um comportamento instalado e "natural", muitos já terão sofrido suas consequências negativas.
Quando olho uma criança com um comportamento inadequado à sua idade, representando uma realidade adulta distorcida, incompatível com seus 3,5,7 ou 10 anos, tão cristalina fica a dimensão do mal social, cultural, psicológico a que está sendo submetida a nossa infância. A música cumpre o seu papel no mercado capitalista que, na nossa sociedade, não enxerga crianças nem seres humanos, apenas compradores.
A ditadura da mídia, assusta! É importante que tenhamos cuidado para que nossas crianças não consumam ingênuamente, a cultura oportunista, a música do momento, os ditames da moda, o produto que dá lucro e que quase sempre não tem o compromisso com a educação ou, a responsabilidade com a formação infantil. Muitas vezes, levados pelo rítmo frenético da vida, acabamos imantados pelo magnetismo das imagens sugeridas pela tentadora vitrine que a mídia nos oferece e consumimos sem controle de qualidade o que podemos chamar de música descartável.
A criança repete como verdade absoluta aquilo que aprende e ultimamente estamos nos deparando com uma enorme invasão de músicas com conteúdo pobre e apelativo.
A mídia entorpece a visão crítica e analítica e o público consome cegamente sem questionar.
Vale lembrar que a duplicidade das letras mostram claramente a dissimulada intensão em ludibriar o consumidor. Só o adulto pode ter essa percepção, só ele pode fazer uma escolha seletiva.
Uma linguagem musical equivocada colabora para o desenvolvimento maculado da criança. A música é uma linguagem-caminho para o auto-conhecimento e a auto-estima. Sua linguagem é facilitadora no processo de integração social e sua força potencializa o aprendizado.
Cabe a nós artistas, educadores, pais, responsáveis e trabalhadores da mídia nivelarmos por cima o que oferecemos às nossas crianças.
Cabe a nós evitar a super exposição dessas crianças a esse conteúdo inadequado e oferecer um material musical qualitativo. A música que brinca, que ensina e preserva a integridade da nossa infância.
É ASSIM QUE EU COMPONHO
A música infantil pode e deve educar, trabalhar o ritmo, esquema corporal, equilíbrio, coordenação motora, memórias musical e auditiva, linguagem, sociabilidade e muito mais.
A canção deve estimular o imaginário da criança, propor jogos e brincadeiras, instigar o ato de criar e a sensibilidade. O texto deve ser capaz de, ludicamente, expor e propor temas. É assim que eu componho.
No meu novo cd eu ofereço às crianças a fantasia, o sonho, a brincadeira saudável e feliz, uma linda viagem para dentro do seu legítimo universo infantil.
Super beijo,
Cacau Vargas
MÚSICA DESDE SEMPRE
A importância da música na vida de uma criança se faz mesmo antes dela nascer. Ainda na barriga da mãe, ela é acalentada pelo rítmo e sons internos da água e do coração, a música acalma. Quando bebês, os acalantos regam seus sonhos, a música encanta. Quando chorosos e inseguros, a música conforta. Quando cheios de energia e alegres, a música brinca. Quando aprendizes e curiosos, a música ensina.
A boa música, constrói.
A música ruim, destrói.